Dinâmica da Lição 08: Ética cristã no namoro (Juvenis)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Ética cristã no namoro.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Pureza no namoro” que ajudará a enfatizar o assunto em estudo.




Dinâmica: Pureza no namoro.

Objetivo:
Estimular os jovens a viver uma vida de pureza sexual.
Material didático:
-uma bandeja grande
-uma pequena mesa
-umas 8 laranjas bem escolhidas
-copos descartáveis de 150 ml
-uma jarra com suco de limão sem açúcar (bem forte e azedo). Coloque no suco uma pequena quantidade (apenas para dar cor) de suco de laranja em pó, tipo TANG.
- suco de laranja em pó, tipo TANG, fresh, frisco, etc
Atividade didática:
Ainda em casa coloque no suco de limão uma pequena quantidade de suco de laranja em pó. Esclarecendo que a quantidade deve ser a mínima possível, apenas para dar ao suco de limão uma aparência de suco de laranja. No momento da dinâmica reunir os alunos em volta de uma mesa. Deixar desde o início da aula a bandeja com as laranjas bem limpas e bonitas chamando atenção de todos, mas não falar o porquê delas. Ter uma jarra cheia de suco de limão sem nenhum açúcar, bem azedo e forte também a mesa. Dar um copinho descartável para cada um. Colocar o suco nos copinhos de cada um. Oriente-os para que não bebam ainda, antes mande eles contemplarem as laranjas, pergunte se todos acharam as laranjas bonitas, pergunte se eles gostam de laranja, engane-os bastante (no bom sentido) para eles se voltem para a beleza das laranjas. Depois de conseguir prender a atenção dos alunos para as laranjas bonitas que estão na mesa ordene que eles tomem o suco que você os serviu.
A reação deles não vai ser boa, pois não vão gostar do que experimentaram. Eles vão estar tão fixados na beleza da laranja que vão provar do suco de limão azedo achando que seja o suco de laranja. Depois de acalmado os ânimos, explique para eles que nem tudo que é bonito aos olhos e aos nossos desejos pode ser bom para nossa vida espiritual. Há vários comportamentos no namoro que são condenados e classificados como pecado. O sexo em si, não é pecado. Mas, quando é praticado antes do casamento, é pecaminoso e impróprio. A imoralidade sexual tem se tornado uma arma potente de satanás nesses últimos tempos. Todos os desejos impuros e as paixões degradantes, são pecados graves aos olhos de Deus. O pecado sexual é destrutivo, mesmo quando não tem consequências imediatas.
Mostre para eles que alguns dos pecados no namoro são: fornicação, adultério, masturbação, lascívia, prostituição, etc. Fale que a luta contra o pecado no namoro é real na vida dos Jovens. A nossa carne gosta do pecado e, por isso, travamos uma batalha da carne e do espírito.

Dez dicas importantes para se manter puro no namoro:
1. Entenda que seu futuro cônjuge foi um presente de Deus a você. Valorize isso.
2. Perceba que as proibições no namoro pretendem proteger a sua vida espiritual, e não negar algo prazeroso.
3. Creia que Deus é por você e que Ele vai te ajudar nos momentos de tentação.
4. Reconheça que há mais prazer na presença de Deus do que pecar com o(a) namorado(a). Mude o foco do desejo. 
5. Compreenda que o pecado no namoro mutila e enfraquece nossa capacidade para algo muito maior que é o prazer espiritual com Deus.
6. Proponha em seu coração de viver uma vida onde vai honrar o nome de Deus em seu namoro.
7. Substitua os maus pensamentos por pensamentos sublimes. A Bíblia é um livro que vai te ajudar muito neste sentido.
8. Vigie com sua mente. Evite situações estimulativas no namoro. Selecione suas amizades.
9. Não veja no namora uma oportunidade para se desviar do caminho do céu. Perceba que o pecado sexual inevitavelmente despersonaliza e desespiritualiza as pessoas.
10. Ocupe sua mente em memorizar versículos das Escrituras.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br  todos os direitos reservados.




0 comentários:

Postar um comentário