Dinâmica da Lição 08: A Evangelização dos Grupos Religiosos (Adultos)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Evangelização dos Grupos Religiosos.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para introduzir, utilize a dinâmica “As religiões no mundo”.




Dinâmica: As religiões no mundo

Objetivo:
Mostrar como a humanidade busca uma ponte entre ela e Deus através das religiões.
Material didático:
Fotos das religiões no mundo
Gráfico estatístico das principais das religiões no mundo
Atividade didática:
Durante a semana, pesquise imagens de pessoas adeptas de várias religiões, praticando-as. Por exemplo: islâmicos prostrados fazendo suas orações; multidões de muçulmanos peregrinando até Meca; judeus tradicionais diante do Muro das Lamentações; budistas em templos fazendo suas meditações; mórmons visitando casas com sua famosa "pasta preta"; católicos em procissão adorando um santo; espiritas buscando orientação em centros espiritas; etc. Selecione algumas imagens e prepare fotos das religiões no mundo. Num primeiro momento, apresente à classe as imagens selecionadas, uma após a outra, lentamente, sem fazer comentários (fica mais interessante se você providenciar uma música para tocar ao fundo). Depois, mostre-as uma segunda vez, pedindo aos alunos que identifiquem o que essas pessoas estão fazendo e que religião praticam. Depois, apresente as estatísticas da população mundial por religião com o gráfico sobre as principais religiões do mundo (veja quadro com estatísticas logo abaixo). Converse com a classe, pedindo que comentem o que mais lhes chamou a atenção. Em seguida pergunte, o que nós podemos fazer para mudar esse quadro?
Apresente a introdução da lição. Antes de ministrar o primeiro tópico, pergunte à classe:
Que significa ser religioso?
Por que o homem é um ser religioso?
Por que todo ser humano busca a eternidade?
Incentive alguns alunos a tentar responder à questão.

Quadro estatístico das religiões no mundo:

Cristianismo – Cerca de 2,4 Bilhões de Adeptos
Islamismo – Cerca de 1,6 Bilhões de Adeptos
Hinduísmo – Cerca de 1 Bilhão de Adeptos
Religião Tradicional Chinesa – Cerca de 405 Milhões de Adeptos
Budismo – Cerca de 376 Milhões de Adeptos
Ateísmo – Cerca de 150 Milhões de Adeptos
Novas religiões – Cerca de 108 Milhões de Adeptos
Xintoísmo – De 27 a 65 Milhões de Adeptos
Sikhismo – Cerca de 20 Milhões de Adeptos
Judaísmo – De 14 a 18 Milhões de Adeptos
Espiritismo – Cerca de 13 Milhões de Adeptos
Wicca e Neopaganismo – De 12 a 19 Milhões de Adeptos


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br  todos os direitos reservados.



0 comentários:

Postar um comentário